Perder - do latim perdere 1 - Ficar sem a posse, sem a propriedade, sem o domínio de2 - Sofrer dano, perdar ou prejuízo. 3- Desorientar-se, errar o caminho 4- Deixar fugir, não aproveitar... (segundo dicionário Michaelis)
É bem verdade que vencer é muito prazeroso, não vou negar, mas as vitórias mascaram pontos em que devemos evoluir, gerando muitas vezes comodismo e vaidosismo exagerados, afinal o que aprender na vitória?
Uma vez que se está ganhando pouca ou nenhuma motivação há para se mudar. Como ver onde evoluir sem algo te instigando à novas buscas, desafios... a não ser a própria inquietude da alma?
Que a derrota pode abalar a auto-estima e não é de fato uma experiência agradável, sim, concordo, mas sendo bem digerida, pode mostrar claramente que, se a busca é por melhores resultados, devemos nos movimentar ao encontro de novas soluções, escancarando exatamente o que estava camuflado pelo êxtase das comemorações...a inércia esta morta!
Nesta hora é que se conhece o bom perdedor ou o grande ganhador, aquele que se entrega à lamúria e a questões que não resolvem a situação, ou ele se revigora e aprende com as adversidades e retoma o domínio de seu destino.
Aceitar a derrota, é se adjetivar, é usar a situação como pretexto para não dar o seu melhor ou para não finalizar algum projeto. Um grande símbolo de superação é a da maratonista suiça Gabriele Anderssen que chegou no limiar de suas forças ao final da Maratona na Olímpiada de 84. Não importava para ela se ganharia ou perderia a prova no contexto da competição, mas sim de fazer o seu melhor e terminar àquilo que ela havia se proposto começar! E se tornou um símbolo que jamais será esquecido por aqueles que presenciaram o feito!
O grande vencedor e/ou o bom perdedor são aqueles que sabem comemorar com estusiamo as suas vitórias e vêem nas derrotas como momentos para reflexão e ponte para atingirem novos estágios em sua evolução pessoal chegando quase até a comemorar tal a satisfação que têm com o aprendizado.
Em resumo ser mau perdedor é ficar parado no tempo se lamentando, sem aproveitar o que a vida traz para se refinar e se tornar uma pessoa melhor .
Faça o seu melhor sempre!