Bodfaro

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

carrossel de ofertas

Buscape

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Banner created with MyBannerMaker.com

segunda-feira, 8 de março de 2010

Ensaio sobre A Surpreendente Similaridade entre as Figuras de Linguagem e as Relações Humanas

"A palavra reveste todas as fomas, produz todas as variações e nuanças do pensamento, percorre todas as notas dessa gama sublime do coração humano, desde o sorrisó até a lágrima, desde o suspiro até o soluço, desde o gemido até o grito rouco e agonizante...a palavra como ciência exprime o pensamento com toda a sua fidelidade e singeleza: como arte, reveste a idéia de todos os relevos, de todas as graças e de todas as formas necessárias para fascinar o espírito" José de Alencar.
Figuras de linguagem são recursos artísticos das lingua, transformando-a não só em meio de intercomunicação mas em arte, dando vida as palavras, todavia o que pretendo é mostrar que também as figuras de linguagem servem como parâmetro bem humorado que definem tipos de pessoas e relações.
Relação e tipo Hiperbólico:
"Meu amor por você é maior que todo universo!"
Quando se trata de casal é uma relação em que um ou ambos membros, se expressam quase sempre de forma exagerada os seus sentimentos e desejos. Uma relação hiperbólica é sempre vivida de forma intensa pelo lado hiperbólico. É interessante, para quem gosta do tipo que faz loucuras de amor porém para aqueles mais equilibrados, com certeza serão afogados em tantos exageros afetivos.
O hiperbólico têm que aprender a dosar suas energias, para que, quando o fizer sua amada, amado, amigos possam aceitar e desfrutar com alegria e prazer tudo o que sua mente criativa e exagerada criam.
O lado negativo é que nem só de amor e afeto vivem os hiperbólicos e também, exageram quando o assunto é enfrentar situações de conflito, dores, discussões, etc.
Relação e tipo Paradoxal:
"Não estamos juntos, porém não estamos separados"
Também pode ser chamado de relação de antítese, como na lingua portuguesa diz, é uma relação em um ou ambos enunciam uma verdade com aparência de mentira. É uma verdadeira confusão não se entende nada, o que se nota é que há uma relação em que existe um sentimento recíproco até, mas que há um temor, há uma camuflagem no que ocorre entre si.
Os paradoxais nunca dão certeza do que sentem, sempre deixam dúvidas, algo no ar, como se precisassem se proteger para viver. Não que mintam, mas estão no limiar entre a mentira e a omissão.
Se você busca uma relação com alguém que diga exatamente o que quer para você e deixe isso aberto claramente para o mundo, fuja deste tipo, pois vai se estressar, ele (a) nunca asumirá, sempre dirá que não tem nada havendo. Mas se gosta de decifrar enigmas...
Tipo Eufêmico
"Eu não estou querendo terminar só dar um tempinho"
Este um tipo muito próximo do paradoxal, entretanto é um tipo que sabe usar melhor as palavras, procura aliviar tudo na relação, joga com as palavras, chegando a omitir a verdade por medo de ter que enfrentar as consequências.
O lado bom é a criatividade que têm para disfarçar e manipular as intenções, assim como o o paradoxal.
Há um tipo mais complicado que é o :
Paradoxaleufêmico
A mistura dos dois tipos gera uma verdadeira loucura, imagine-se com alguém do tipo malandrão que chega depois da meia noite na sua casa com perfume de outra mulher ou aquela mulher que do nada desmarca um encontro para ir fazer compras, etc...e vem contando aquela história e com a voz cheia de mel para te persuadir a aceitar tudo e ainda se compadecer com o que o coitado(a)?
Pois bem, nem preciso dizer que é melhor fugir deste tipo, pois se deixá-lo entrar será dificílimo tirá-lo(a) da sua vida sem uma ruptura traumática.
Relação metafórica
É a relação que só ocorre quando ambos apresentam algo em comum, ao menos na visão do membro metafórico.
Os metafóricos sempre farão demonstrações práticas de coisas que são comuns a ambos, sua frase predileta é "Nossa, eu também gosto disso!"
O perigo do metafórico é acabar com a graça da relação e se tornar tão igual que vira um irmãozinho, ou pior ainda, se tornar um camaleão para querer agradar ao próximo. Não que o metafórico mude de opinião, mas ele sempre encontra algo em comum.
Alguém precisa avisá-lo que são as peças diferentes que se encaixam melhor para formar a unicidade.
..... (lembrete - texto não acabado)
Talvez o melhor tipo ou relação seja aquela em que tenha um pouco de cada.
Aliás todos nós temos um pouco de cada, encontrar o equilibrio é isso: ser quem você é sempre, mas saber também que para cada atitude nossa haverá uma cobrança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário