Bodfaro

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

carrossel de ofertas

Buscape

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Banner created with MyBannerMaker.com

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dia Mundial da Dança


Dançar - verbo intransitivo - Executar sequencias de movimentos corporais de maneira ritmada, geralmente ao som de música sozinho, com um ou vários parceiros do mesmo sexo ou de sexo oposto. - Balançar, oscilar - Estar folgado, frouxo.
O surgimento do universo vem de uma explosão energética que gerou além de tudo o que existe, MOVIMENTO! Logo tudo o que está relacionado à vida, a harmonia, ao sagrado que esta presente em tudo também esta intimamente ligado à ação de movimentar-se!
Hoje é um dia especial, uma dia para deixar manifestar o que há de belo, o que há de mágico, o que esta guardado no fundo de nossa alma!Dia para deixar fluir as energias mais puras de nossos sentimentos gerarem movimento e que este tome formas variadas conectadas com formas vindas de outros corpos com espíritos inflamados (ou não) e com uma bela música!Sim, hoje é o mais fantástico de todos os dias:HOJE É O DIA MUNDIAL DA DANÇA!!!Dê-se ao menos cinco minutos para sentir o que pulsa dentro de sua alma. Escolha uma música, uma daquelas que você ama muito, ouça-a, respire-a, se encante com ela e deixe que seu corpo flutue pelas ondas sonoras e te leve ao êxtase profundo.Faça isso só, mas faça!Aqueles mais afortunados, faça ainda mais uma vez, mas com seu par, aquele ou aquela cujo corpo e espírito se completa com o seu...e tornem-se unos com uma música que entorpeça os seus sentidos.E por fim...abra seu sorriso, iluminem o mundo, de dentro para fora, pois você é feito da mesma matéria das estrelas, você é feito de luz, você é feito de movimento,você DANÇA!Feliz dia mundial da dança!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Minhas cantigas de roda!


A roda impulsiona a cada um,

é viva aviva a alma!

Viva a roda! - deixa rolar!

Roda a roda! - venha rodar!

Porque a roda é vida

e rodar é amar!

A vida é movimento.

Deixa a vida rodar!

O amor é vida e amar

é libertar...

Rodar, amar, viver, libertar:

é roda!

Roda, roda, roda

deixa a roda rolar!

...............

...............

Roda é Cantiga!

Cantiga que nos faz rolar.

Rolar que desperta a criança!

Criança que nos faz cantigar,

Cantiga que nos faz rodar!

Cantiga criança, cantiga!

Que a roda não pode "minguar"

Porque a roda que rola

só roda,

porque a roda

é cantiga,

cantiga que faz rodar.

....................

....................

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Sem condução não há condição?

Conduzir-latim conducere - Guiar , dirigir - levar, trazer, escoltar - acompanhar por honra ou civilidade - dar rumo, direção, encaminhar, levar-transmitir.
Muitas vezes presencio nos bailes e em aulas, o embate que ocorre entre cavalheiros e damas a respeito terem sido conduzidos ou não.
Acredito que a condução deva existir, mas mostro aqui a minha opinião de forma a fazer com que questionemos o que ocorre com a dança e o prazer quando nos tornamos escravos de uma condução rígida quase ditatorial.
Aprende-se que as damas devam executar seus movimentos somente após a condução do cavalheiro, interpretada como ordem que deve ser acatada de imediato, transformando as damas em objetos e cavalheiros em senhores e donos do destino dançante das mesmas.
Vejo casais repetindo movimentos ensinados em aula, percebo até que muitos pares têm muita qualidade técnica, mas falta-lhes o que é mais importante: dançar com a alma!
Uso como exemplo o papagaio, uma ave belíssima que tem a capacidade de aprender a imitar sons, um papagaio é capaz de imitar e repetir diversas frases ditas por nós, mas ele apenas imita os sons nada mais...(não vou analisar agora, que mesmo sem ter ciência do que "diz", que o papagaio seja afetado ou afete o ambiente com o poder das suas palavras); há muito de papagaio nos aprendizes da dança, sequências intermináveis de passos que não se sintonizam nem com a dança nem com seu par.
A verdadeira condução é aquela que começa com a comunhão entre cavalheiro e dama extasiados pela música; a dama não é conduzida, ela se deixa conduzir pelo cavalheiro continua senhora do seu destino!
O cavalheiro ao conduzir não é aquele que quer exibir todo o seu repertório, mas aquele que sente o que a música e sua dama despertam em seu interior e exterioza de forma a extrair de sua dama o melhor que ela pode dar.O saber conduzir não é apenas um ato de demonstração de passos em que o homem por muitas vezes age como senhor feudal e muitas vezes subjulga a dama, é necessário primeiro que o cavalheiro encontre em si o seu lado mais sensível, o seu lado feminino e liberte-o, sentindo o movimento que vem da alma e também que ele se mantenha ligado à sua dama criando um canal de trocas de energia com um demonstrando ao outro o que sente e o que se quer.
Quando dama e cavalheiro externam a sua luz um ao outro, quando cavalheiro abre espaço para a dama mostrar seu poder dentro de sua condução, quando dama sabe acolher e se deixar conduzir sem ser passiva, quando tudo isso ocorre em sincronia com o que a música pede em seus interiores é que se têm a visão da verdadeira dança!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Apenas uma pausa para respirar!


Me pediram que terminasse os textos inacabados e que escreva sobre a dança.

O que posso dizer é que estou num momento de muita emoção e mudanças forçadas até em minha vida. Minha história seguirá por novos rumos e uma onda de energias transformadoras estão me carregando.

Com isso, estou buscando novos cursos, lendo mais, conhecendo novas pessoas, outras linguagens, novas e velhas formas de expressão e tudo o que esta se abrindo formará um novo Irair, com certeza com muito mais conhecimento e melhorado fisica, mental e espiritualmente.

Peço paciência a todos, meu silêncio se deve ao fôlego que devo recuperar, foram alguns baques fortes, e aceitar uma nova realidade é um exercício que as vezes não ocorre de forma indolor.

Sinto me como caminhando com camelos no deserto, mas evoluindo sempre e mirando um oásis que só quem persiste na jornada com sabedoria, fé, amor e garra chegarão.Beijos e abraços e obrigado pelo carinho!