Bodfaro

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

carrossel de ofertas

Buscape

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Banner created with MyBannerMaker.com

terça-feira, 4 de maio de 2010

O valor do Silêncio!


Silêncio - do latim silentiu 1. Ausência complea de ruídos. 2. Estado de quem se cala ou se abstém de falar, recusa de falar. 3. Abstenção voluntária de falar, de pronunciar qualquer palavra ou som, de escrever, de manifestar os seus pensamentos. 4. Toque de corneta, nos quartéis, de sineta, nas escolas, para que não se fale nem produza qualquer ruído depois de certa hora. 5. Voz para mandar cessar o discurso ou o barulho.

"Ensurdecedor é o silêncio que ecoa dentro de nós!"

"Somente no silêncio é que podemos escutar a voz da própria alma!"

"É no silêncio da alma que o amor diz palavras que só podem serem entendidas pelo coração!"

"O silêncio promove o encontro com os mistérios do nosso próprio eu!"

"Toca o despertador, vira pra um lado para o outro, cochila, retoca, deperta, não desperta, reretoca, desliga, acorda, levanta,escova os dentes, toma banho, se veste, penteia, faz a barba, se corta, sangra, lava, come, bebe o café, lê o jornal, conversa com mamãe, brinca com o "panceps"(para quem não sabe é a barriga proeminente) do primo, levanta, repenteia, escova os dentes, beija a mãe, carinho na minha cachorra madonna, saio, desce ladeira, fala com o jornaleiro, olha pra um lado para outro, atravessa avenida, entra no metro, compra bilhete, espera trem, embarca, senta, espera, lê, canta, dorme, acorda, ainda não chegou, desembarca, anda, anda, mais rápido, até a academia,malha, remalha, toma banho, vai ao trabalho, trabalha, mais trabalho, almoça, trabalho, mais trabalho, lanche, café, trabalho, trabalho...saio, vou dançar, onibus, dorme, conversa com cobradora, paga, passa a catraca, senta, levanta, saio, ando, ando ando...cheguei à balada, cumprimento a todos, procuro parceira, ela não está, danço com o que tem, procuro novamente, ela não virá, faz tempo que não vem mais...sem parceira, aprender a ser feliz com o que se tem, danço, danço, tento dançar, canso, descanso, vou para casa, pego na patinha da madonna, brinco com o panceps do primo e ele brinca com o meu, computador, msn, e-mail, faz tempo que não olho orkut, nada mudou, nenhum recado especial, tomo banho, janto, escovo os dentes, leio, tento ler, relaxo, oro, deito, e durmo, sonho, durmo, sonho, toca o despertador..."

Nesta sexta-feira dia 07 de maio, será o dia do silêncio, isto me leva a variás reflexões sobre a importância desta ação que de passiva não tem nada!

Todos temos uma rotina diária, que em muitas vezes restringe e nos nega tempo e oportunidade para respirar e ouvir o que nossa própria alma clama para que façamos por nós mesmos. Em nossa busca diária para atender às nossas necessidades básicas, desprendemos muito da nossa energia e mergulhamos num barulho externo que torna inaudível o berreiro interno sinalizando muitas vezes que estamos saindo de nossa rota e que temos que nos redirecionar em busca da felicidade.

Existem templos, independentemente de religiões, onde além da disposição dos toténs espirituais, encontra-se a inexistência de som: o silêncio!Nesses locais busca-se, sem a influência de quaisquer ruídos externos, um encontro com o clamor de sua própria alma e, com o apoio do Deus de sua crença, encontrar as respostas para suas súplicas.

Silenciar é uma atitude, por muitas vezes, agressiva!Quantas não foram as vezes em que se esperava uma ligação, uma resposta à uma pergunta, um questionamento, até mesmo uma reação ofensiva de outrém, e tudo o que se obteve foi um estrondoso silêncio.

O silêncio tem a incrível capacidade de forçar a pessoa que o recebe, a pensar o que o causou. Obriga a quem o "ouve" a se ouvir também, ficando com a sua indagação, afirmação, ou coisa que o valha, sem resposta ecoando em sua cabeça divagando pelo mar das possibilidades infinitas, nisto ocorrerá uma ação transformadora, o próprio ser mergulhado em si mesmo e nos questionamentos contactará com as respostas a todos os dilemas, com uma vantagem inquebrantável, as respostas estarão pautadas na sua verdade essencial!

O vazio de sons pode provocar tristeza em muitos momentos, sinaliza-os. Na história do esporte mundial, há um silêncio até hoje escutado no mundo futebolístico, o "Maracanazzo" de 1950, que foi a derrota da seleção brasileira da época para a "celeste" do Uruguai, gerando à época um paradigma negativo de inferioridade ao povo tupiniquim.

Noutras vezes o silêncio é o melhor a se fazer para expressar o que o coração mais precisa, nisto a dança demonstra seu lado mais sublime!

Os dançarinos, embora tendo a música ao fundo, só poderão falar através de seus corpos se entregues ao silêncio interior e assim dirão frases impossíveis de serem ditas pelos lábios e que só podem ser ouvidas pelo coração!

Muitos amores só se tornam reais quando no silênciar das vozes, o retumbar dos corações fala mais alto, de fato nada é mais estrondoso que duas almas unidas se comunicando através de um beijo.

É oportuno lembrar também que se trata de umas das principais leis das prosperidade! Afinal, tudo o que se almeja conquistar, seja fortuna, desenvolvimento físico, espiritual, viagens, a conquista ou re-conquista de um grande amor, deve estar amparado pelo silênciosa proteção que antecede a realização, pois quem muito fala atrai sobre si toda a sorte de inimigos do alheio.

Outra virtude do silenciar das vozes é a de transformar quem se cala num sábio repleto de respostas, ou num tolo que nada sabe!

Quantas não foram as vezes que nos calamos e isso bastou para resolver um problema e as pessoas comentarem: "-Nossa como é inteligente!" ou aquela vez em que a falta de uma resposta nos emudeceu e isso acabou gerando um frustração onde era esperada uma solução.

Pode significar e selar a paz ou pode iniciar uma guerra.

Enfim saber quando e como usar do silêncio é mais que uma dádiva é uma prova de sabedoria (outras vezes de sorte pautada na famosa obra do acaso!).

Entre tantas coisas que se pode dizer, talvez a principal é que o silêncio é uma das energias mais poderosas, e que atráves dele é que o indíviduo terá a oportunidade real de descobrir a si mesmo!

DÊ-SE HOJE UM POUCO SILÊNCIO EM HOMENAGEM A ESTA MARAVILHA QUE DEUS CRIOU: VOCÊ MESMO (A)!!!!

10 comentários:

  1. Irair.. muito legal este seu texto.. Adorei! Vivemos presos a nossa rotina diária que esquecemos como é bom as coisas simples da vida, por exemplo, o silêncio. O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, profundo e nada mais do que a verdade do nosso dia a dia.
    Eu tenho um sério incômodo com a falta de silêncio dos dias atuais, tem horas em que queremos ficar quietos sem nada pra nos incomodar!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei Ira....hj foi um dia q eu deveria ter silenciado......absolutamente profundo esse texto

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto Irai, se todos parassem e se para um minuto de silêncio com sigo mesmo, não cometeriam tantos erros iracionais que cometemos né.


    Beijo e adorei do fundo da minha alma.

    ResponderExcluir
  5. Olá Irair td bem??

    Muito bacana sua mensagem de hj...o silêncio é maravilhoso em algumas situações, horas. Ótimo texto pra refletirmos e se possível para praticarmos e descobrirmos nosso verdadeiro eu!!!!

    Bjos e bom fim de semana e té segunda!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, moço! Quanta profundidade expressa em palavras; quanta coisa se pode dizer e demonstrar sem palavras; quanta coisa pode estar contida no simples ato de conter as palavras.
    Amei...beijos no seu coração!
    Vera

    ResponderExcluir
  7. É VERDADE ANJO AS VEZES O SILENCIO É UMA FACA DE DOIS GUMES, FICOU MUITO LINDO SEU TESTO GOSTEI MESMO.

    ResponderExcluir