Bodfaro

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

carrossel de ofertas

Buscape

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A importancia da troca


Trocar verbo transitivo - Dar coisa ou pessoa em troca de outra. Colocar uma coisa no lugar de outra. Alternar, RECIPROCAR. Na Biologia entrada e saida de substâncias de todo o tipo através da membrana celular.

"A Troca é a alma do xadrez" (Kieninger)

A citação acima ilustra o quanto é importante saber o momento certo para se fazerem trocas de peças com o adversário (ato em que ao se tomar um peça do oponente o mesmo tomará a peça atacante ou outra como medida para no mínimo igualar a partida em termos materiais e posicionais).Subjetivamente é quando o enxadrista tem que usar sua capacidade intelectual para se por no lugar do oponente e entender suas aspirações e no caso específico frustrá-las para impôr as suas.
No diagrama ao lado ache o lance das pretas em que ganha a dama adversária.
Na vida saber trocar é fundamental para o bom desenvolvimento do individuo e de suas relações. Individualmente a pessoa que não sabe dividir não terá como crescer, pois ficará travada, se encherá tanto de si mesma que não terá espaço para se renovar, por certo acabará isolada da sociedade com pensamentos distoantes com a verdade. Pois é na troca com o meio que tiramos as impurezas, que nos lapidamos.
De fato não existe relação ou melhor não existe benefício numa relação em que não há trocas, onde só um despeja sua energia e recursos e o outro só recebe. Numa hora um dos dois polos chegará a exaustão ou por não ter mais o que dar ou pelo esgotamento de energias e material ou o outro por não ter mais prazer em tanto receber.

Numa relação em que há troca, obtêm-se o equilibrio de forças e de estado anímico.

Para melhor ilustrar fugirei do jogo de xadrez (pois as trocas no mesmo são efetuadas pelos contendores visando ganho unilateral) para outra atividade em que a troca é essencial para o seu prosseguimento: a arte mágica!

O mágico só pode existir se houver troca entre ele e o público, logo após a apresentação ele busca o sorriso da platéia e a energia gerada pela alegria dos ouvintes movimenta e empolga o ilusionista que faz o seu melhor e o isso proporciona mais euforia que retorna novamente ao mago e logo uma energia circular toma conta do ambiente fazendo com que tudo dê certo e os envolvidos vivenciem o êxtase!
Outro exemplo simples de notar esta na nossa biologia, nosso corpo constantemente executa processos de interações intra celulares e a mais simples que pode ser notada é a troca gasosa. É necessário muita atenção à nossa respiração pois ela nos mostra claramente quando devemos dar uma pausa para retomar o fôlego, reestabelecendo nossas forças e retomar o foco.
Encontro muitas pessoas, alunos e alunas que desabafam viverem relações em que seu parceiro se omite nos momentos em que deveria dar sua contrapartida, egoísta que é, mal sabe que acumular demais faz mal, pois o se esta muito cheio não poderá receber coisas boas e novas. Falta as vezes para muitas pessoas trocarem de lugar com a outra para entenderem e respeitarem mais as suas decisões e sentimentos.
Reflita sobre como você tem feito as trocas consigo mesmo, com o meio. Como andam as trocas em suas relações e encontre um meio para estabelecer o saudável equilibrio.

Enfim, não vou me estender mais pois o tema é amplo, ressalto que Trocar é abrir espaço para o novo, proporcionado para si mesmo e para o próximo um crescimento interno onde ambos se igualam em esforços e alegrias aproveitando e potencializando ao máximo a relação.

Um comentário:

  1. Ótimo o texto! Parabéns mais uma vez pela iniciativa! Seu blog será um sucesso!
    E já me relacionando com o seu texto...
    "Faça trocas com uma atitude de entrega. Não se preocupe em obter elogios e vantagens, ou qualquer outra coisa. Se você renuncia um pouco a isso, terá um pouco de paz. Se você renuncia totalmente, terá toda a paz." Ajahan Chah

    Alessandra Abreu

    ResponderExcluir