Bodfaro

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

carrossel de ofertas

Buscape

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Banner created with MyBannerMaker.com

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Transformação: veja que podemos aprender com o peão!



Transformação: Do latim transformatio, transformationis - Ato ou efeito de transformar-se p tornar diferente, dar nova forma, converter; Na Termodinâmica - Modificação que sofre um sistema devido às trocas de energia com o meio exterior. Na Biologia - Transferência de caracteres genéticos de bactérias doadoras para bactérias receptoras por integração entre ambas.
"O peão é a alma do xadrez" (Philidor *1726 + 1795)
Ao visualizar o tabuleiro de xadrez vemos peças grandes cheias de detalhes, são os cavalos, bispos, torres, a dama e rei. e peças pequenas consideradas sem importância, até pelo nome que levam: os peões.
São vários 8 de cada lado, cada um servindo de escudeiro a uma peça maior.
Não são nobres, seu poder de ataque e manobras é reduzido, e como não tem muita escolha só podem ou ficar parados ou avançar em busca de algo melhor. Serem promovidos!
E é nessa capacidade especial que vamos nos fixar agora. No diagrama acima jogam as brancas e ganham.
O mundo não é feito de iguais, mas de diferenças e o equilíbrio e a dinâmica da vida depende, por enquanto, destas diferenças, pois nem todas as pessoas alcançaram ou estão no mesmo patamar da evolução espiritual.Friso patamar espiritual, pois embora estejamos no mundo material, onde é visível e palpável a manifestação de nossa existência, só uma com a elevação do espírito é que as realizações serão plenas.
Materialmente, muitos são vivem suas vidas como as peças maiores, ostentando e se orgulhando de suas conquistas mas interiormente estagnaram não caminham mais, não pensam em evoluir por acreditarem já terem o suficiente para suas existências.
Outros não tiveram conquistas nem materiais e nem espirituais, se resignam e aceitando passivamente a sua condição não lutando para nenhuma melhoria, dizem: Nasci assim e é assim que sou.
O que ambos podem aprender com a peça mais simples do xadrez?
O peão, muitas vezes tem que ficar parado um tempo, pois ele tem que esperar a melhor situação para avançar, justamente devido ao seu poder inicial reduzido, mas ele pode ousar e pular logo uma casa quando resolve andar, ao invés de andar uma só.
Iniciado o movimento o peão não pode recuar, não há volta uma vez que se lance, é obrigado a evoluir, ir em busca de sua transformação, cujo ápice é atingido na 8ª casa.
Durante a caminhada do peão as dificuldades aumentarão e tentarão bloquear e provocar tensões em seus caminhos, mas a cada passo adiante suas forças também aumentarão e logo outras peças maiores surgirão para apoiá-lo para garantir a promoção.
Levemos isso para nossa vida: quantas vezes ficamos vendo o tempo passar, temos idéias, sonhos, paixões e deixamos tudo de lado por medo, por receio de nos lançar no mundo acreditando sermos pequenos e fracos demais?
Quantas vezes somos esnobados por aqueles que se encontram em patamares materiais mais elevados e acabamos aceitando aquilo como algo natural, como se fôssemos realmente de mundos diferentes?
Façamos como os peões, avancemos, comece a sua transformação por dentro, acredite no seu potencial, acredite nos seus sonhos, sinta o seu objetivo sendo realizado.
A verdadeira transformação e conquistas começam já nos seus pensamentos.
Logo ser peão, não é um estado permanente, é um momento de transição, basta acessar a força transformandora que há dentro de nós e seguindo em frente evoluir em busca da verdadeira felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário